“Cheira bem… Cheira a Lisboa!”
Capital do nosso país, Lisboa é uma cidade de atracção e eleição de inúmeros turistas que visitam o nosso Portugal.
Conhecida por ser a cidade das sete colinas, é a maior cidade do país com 53 freguesias e a sua área metropolitana ocupa 2 870 km², com uma população de 2,8 milhões de habitantes, isto em 2004.
Os principais meios de transporte na cidade são: o Metropolitano de Lisboa e os autocarros da Carris. Porém, todos os dias entram em Lisboa cerca de meio milhão de carros, provenientes dos concelhos periféricos. Estes entram na cidade pela CRIL, pela CREL, a Ponte 25 de Abril, a Ponte Vasco da Gama e outros meios rodoviários importantes à capital.
Lisboa possui inúmeras atracções turísticas. Os seus bairros típicos atraem visitantes pelas suas características próprias. A baixa pombalina, Belém, Chiado ou Bairro Alto, são zonas onde afluem milhares de turistas e visitantes anualmente. Duas agências europeias têm sede em Lisboa: o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência e a Agência Europeia de Segurança Marítima, ambas com projectos de novas sedes à beira rio. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa encontra-se igualmente sediada em Lisboa.
Esta cidade é de tradição, o mês de Junho é, em Portugal, o mês dos Santos Populares. S. João, S. Pedro e, claro, S. António, em Lisboa. A 13 de Junho, a cidade pára. Na véspera, a cidade dançou, divertiu-se, leu pregões, cheirou manjericos, comeu sardinha assada. Lisboa orgulha-se do seu santo e da tradição.
O fado é a canção de Lisboa, cantado pelas mourarias foi levado aos quatro cantos do mundo pela voz da famosa Amália Rodrigues, que cantou a saudade lusitana.
Sendo a cidade um ponto de encontro de culturas, é natural que em Lisboa afluam vários géneros de gastronomia. Os portugueses gostam particularmente de petiscos, como caracóis ou peixinhos da horta. Mas é a cozinha regional, a típica, a nossa, que merece maior atenção. Quem gosta de comer, quem assume um almoço ou um jantar como um acto de cultura não pode passar sem uma boa refeição, normalmente bem regada e acompanhada de dois dedos de conversa.
1 de julho de 2010 às 15:19
Linda esta cidade!