Os visitantes têm um número infindável de recursos turísticos, onde podem: desfrutar de um passeio pela Ria de Aveiro nos barcos típicos – os moliceiros; usufruir de um conjunto de edifícios de Art Nouveau, estilo preponderante na cidade; passear pelo Campus Universitário de Santiago onde os melhores arquitectos portugueses desenvolveram um conjunto de edifícios belíssimos de arquitectura contemporânea; relaxar numa das praias mais sossegadas e limpas da Europa – a praia de S. Jacinto; desfrutar de um conjunto de percursos pedestres e de ciclovias para utilização do nosso destaque no sector da mobilidade, a BUGA – Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro; entre muitos outras actividades.
Este cluster nas novas tecnologias teve como motor de arranque a Universidade de Aveiro, com uma população estudantil de aproximadamente 12.000 estudantes. O Campus Universitário de Aveiro é uma pequena cidade na cidade de Aveiro, onde podemos sentir um movimento e dinâmica constante.
Artesanato
Se bem que se produza, em Aveiro, uma grande variedade de produtos artesanais – latoaria, madeira, trapos, ferro forjado, cestaria, rendas e bordados –, a cerâmica continua a ser a arte tradicional mais representativa e de maior qualidade.
Gastronomia
Em Aveiro, os apreciadores da boa mesa podem saborear os tradicionais e bem apaladados pratos dos pescadores – enguias de caldeirada e de escabeche, espetadas de mexilhão e caldeiradas de vários peixes da Ria e do mar – ou optar por um suculento carneiro à lampantana (assado na caçoila de barro preto) ou, ainda, por um estaladiço leitão assado.
Na doçaria, seguem-se, religiosamente, as receitas dos antigos conventos da região: raivas, ovos em fio, castanhas de ovos, bolos de vinte e quatro horas e os célebres ovos-moles – sobremesa das sobremesas que, em linguagem doceira, é sinónimo de Aveiro.
Feiras e Exposições
Feira do Ambiente, Segurança e Protecção Civil – Março (Bienal)
Exposição de tecnologias e representações de entidades oficiais e do sector privado.
Feira de Março – 25 de Março a 25 de Abril – Certame comercial, industrial e de diversões
Feira do livro – Junho
Feira do livro e de material escolar
Salão Automóvel – Junho
Exposição de automóveis antigos, modernos e, ainda, de componentes
Agrovouga – Julho
Feira Nacional do Bovino Leiteiro
Mostra agrícola
FARAV – Agosto
Feira de artesanato
HABIMAT – Outubro (Bienal)
Salão de materiais e equipamentos para a construção
12 de junho de 2010 às 14:01
Aveiro é de facto a "Veneza portuguesa"! :)